Deuteronômio 6.7 seria um mandamento divino para praticar o homeschooling?

maio 14, 2016


Penso que Deuteronômio 6.7 seja um dos versículos mais citados no movimento da educação domiciliar. E não é só de agora. Fui um homeschooler até encerrar o ensino médio aos dezoito anos, e o versículo foi citado diversas vezes nos materiais escolares. Hoje, nos fóruns e blogs, não é tarefa difícil encontrar alguma menção dele.

“...Estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás sentado em casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te” (Dt 6.6,7).

Estaria Deus exigindo que os Israelitas praticassem a educação domiciliar?

1. O CONTEXTO
Uma primeira dica surge ao observarmos o contexto dos versículos 6 e 7. Antes de entrar na terra prometida, os Israelitas são relembrados acerca da verdadeira teologia. Perceba nos versículos 4 e 5:

Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.

Deus libertou, guiou e protegeu seu povo, e por isso, busca lembrá-los que Ele somente deverá ser temido e obedecido em todas as gerações (veja o versículo 1 e 2). Por isso, nos famosos versículos 6 e 7, é explicito que a responsabilidade de ensinar os filhos a ouvir, temer e obedecer ao único Deus verdadeiro cabe aos pais. As “palavras” que deverão ser ensinadas aos filhos não são, em primeira instância, palavras acadêmicas referentes a como ler, escrever ou fazer cálculos matemáticos; antes, são as palavras que Deus tem dito acerca de Si mesmo.
Ou seja: ainda que os pais Israelitas tenham todos os recursos para ensinar seus filhos a matemática, gramática e história, se não forem fiéis no ensino teológico, estariam em desobediência ao mandamento contido em Dt 6.6,7.
Fazendo uma aplicação rápida aos nosso dias, considere o quanto é comum pensarmos que terceiros, como pastores, professores de EBD e aulas infantis, são os responsáveis pela educação teológica dos nossos filhos. Como se bastasse 30 – 90 minutos de ensino nos domingos, 4x ao mês, para firmar nossos filhos na fé cristã.

2. O MÉTODO
Uma segunda dica surge do método descrito nos versículos 6 e 7. A menção de um ensino que é feito “sentado em casa” pode parecer bastante parecido com alguns métodos atuais de educação domiciliar. Entretanto, o ensino descrito nestes versículos refere-se àquele discipulado teológico que ocorre durante as atividades normais do dia-a-dia, incluindo aquelas atividades tão banais como “andando pelo caminho”, deitando-se no final do dia, e levantando no seu início. Ou seja: a comunicação da fé cristã não foi reservada a um horário exclusivo, e sim expressada ao longo de todos seus dias.
Vale ressaltar que este mesmo princípio é ecoado em Efésios 6.4:

Vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas criai-os na disciplina e instrução do Senhor.”

3. OS COSTUMES
Uma última dica pode ser observada nos costumes das famílias judaicas. No seu livro, Retratos da Vida Social Judaica nos Dias de Cristo (Sketches of Jewish Social Life in the Days of Christ), o autor Alfred Edersheim descreve a educação dos filhos. Educados no lar entre os 3 aos 5 anos, os filhos (particularmente os meninos), com 6 ou 7 anos, seriam enviados a sinagoga aonde, em um contexto de sala de aula, seriam instruídos com outros meninos da comunidade. Visto desta forma, o ensino formal não era tido como exclusividade dos pais.

Perante isso, podemos afirmar que a educação domiciliar mencionada em Dt 6.6,7 é um ensino teológico que tem sua expressão primordial no exemplo diário dos pais.

Claro, há implicações secundárias deste princípio que podem levar os pais a preferirem um método de ensino sobre o outro. Afinal, qualquer forma de ensino formal – seja educação domiciliar, seja escola pública, seja por meio de tutores – que enfraqueça ou até milite contra a verdadeira teologia, deverá ser suplementada, ou substituída, dependendo da circunstâncias. Mas é um equívoco afirmar, com base em textos do Antigo Testamento como Dt 6.6,7, que educação domiciliar é a única forma abençoada por Deus para se ensinar os filhos a ler, escrever e fazer cálculos.  

Você deve gostar...

0 comentários

Obrigado por comentar! Responderemos em breve.

Ideias Criativas