Alfabetização fônica - Os sons das letras

julho 20, 2019



Sempre que o assunto dos fonemas surge, uma enxurrada de mães preocupadas por não saberem os sons das letras, uma vez que foram alfabetizadas por outros métodos.

Fiz 2 vídeos que podem ajudar. Eles abordam os sons principais das letras. São de auxílio para a mãe ou material complementar para os materiais "No mundo das Vogais" e "No mundo das consoantes."




De maneira bem resumida, a alfabetização pelo método fônico se divide em 2 etapas principais:

1) PRÉ-ALFABETIZAÇÃO

Essa etapa acontece entre os 3 e 4 anos. O objetivo dela é que a criança conheça o som canônico das letras e as relacione com o grafema (forma escrita da letra, nos 4 formatos). Apesar de não ser o objetivo ainda, é muito comum que as crianças acabem juntados sons aprendidos e iniciem na leitura de pequenas palavras.

Começamos SEMPRE pelo som das vogais, seguido pelas consoantes.

Materiais para essa etapa:

- No mundo das Vogais:  PDF  IMPRESSO 
- No mundo das Consoantes:  PDF  /  IMPRESSO

Além do estudo dos sons das letras, fazemos de forma lúdica a consciência fonológica com as crianças. O livro "Consciência fonológica em crianças pequenas" é um excelente guia para essas atividades, além de leitura em voz alta e poemas, como os do livro "Ou isto, ou aquilo", de Cecília Meireles.

2) ALFABETIZAÇÃO

Após o estudo da pré-alfabetização, iniciamos a alfabetização propriamente dita. Aqui estudaremos com a criança de modo mais formal a cosnciência fonológica, etapa importante para o futuro ganho de fluência na leitura, seguido da manipulação das vogais no contexto completo da palavra, sílabas simples, sílabas complexas e dificuldades linguísticas.
Essa etapa ocorre geralmente por volta dos 5-6 anos.
Importante ressaltar que, ainda que a criança já esteja lendo, a alfabetização é o pior momento para escolher pular etapas. É mais vantajoso rever algo que ela já saiba do que pular etapas e acabar deixando algum conteúdo faltar ou ser apresentado de forma superficial.

Materiais para essa etapa:

- No mundo da alfabetização - Volume 1 - Conscieência fonológica (Frase, palavra, sílaba, rima e aliteração):   PDF  /  IMPRESSO

- No mundo da alfabetização - Volume 2 - Manipulação das Vogais orais abertas e fechadas:  PDF  /  IMPRESSO

- No mundo da alfabetização - Volume 3 - Sílabas simples:  PDF  /  IMPRESSO

- No mundo da alfabetização - Volume 4 - Sílabas complexas e dificuldades linguísticas:  PDF  /  IMPRESSO


Outros posts ou conteúdos que podem ajudar







Sabrina

Você deve gostar...

1 comentários

Obrigado por comentar! Responderemos em breve.

Ideias Criativas