Livros para Leitores Iniciantes | 2024

janeiro 08, 2024

"Sabrina, quais os livros que meu filho consegue ler na fase da alfabetização?"

Pergunta recorrente por aqui, listei abaixo 5 coleções com histórias formatadas para as crianças que estão aprendendo a ler ou foram recentemente alfabetizadas. 

Deixei uma pequena resenha dos títulos que eu tenho. Maquei com uma ⭐os meus títulos preferidos.

Espero que seja uma ajuda!

Sabrina


COLEÇÃO ESTRELINHA

Sônia Junqueira

Essa coleção é legal por ter os níveis bem definidos. Faz uso de letra bastão maiúscula em todos os níveis. As ilustrações não são bonitas, mas são ok. Algumas histórias são melhores que as outras,  Divide-se em 3 níveis:

Estrelinha I

Para a criança que está começando a ler. Usa apenas palavras de sílabas simples em frases curtas e repetidas. Os livros dessa etapa são:

Estrelinha II

Para a crianças que já dominam as sílabas simples e complexas. As frases são curtas com predomínio de períodos simples. Os livros são:


Estrelinha III 

Para a criança recém-alfabetizada. Predomínio de frases em ordem direta e de períodos simples. Os livros são:


Um pouco sobre os livros que eu tenho desssa coleção:

O MACACO E A MOLA  

Esse lembro-me bem de ter me divertido muito com essa história na minha infaância. Narra sobre um macaco que encontra uma mala, ao abrí-la pula um mola que começa a fazer coisas bem malucas deixando o macaco confuso, que entenmde ao final que a mola é mágica.



O PATO E O SAPO  

Um carinho muito especial por esse título! Foi o primeiro que Arthur e Thomas leram sozinhos, aos 4 anos. História também divertida de um pato e um sapo que se encontram e começam a caçoar um do outro. Ficam bravos, mas depois se entendem e fazem amizade.




O PERU DE PERUCA  

A história do peru Ari que encontra uma peruca, se esconde em um toco e acaba assustando as aves que pedem socorro ao xerife, que vai enfrentar a fera acaba sendo o mais assustado de todos.

Trabalha bastante com com R entre vogais (som fraco).


REGINA E O MÁGICO  


Regina participa de um show do mágico que faz aparecer muitas coisas deliciosas com sílabas com G. Depois, o mágico faz aparecer uma girafa que come todas as delícias. Por fim, Regina faz ela mesma uma mágica. Uma gracinha de história.





O GALO MALUCO

O galo bicudo bica tudo e todos. Bica o rabo do gato Guto que foge caçoando e deixando o galo para trás. Bicudo fica tão bravo que acaba bicando a si mesmo, ficando todo depenado.

Considero uma das histórias mais menos interessantes desse primeiro nível.





A FOCA FAMOSA

Apesar de trabalhar o S com som de Z e sons do R, é o título que menos gosto desse primeiro nível pelo enredo da história. Trata-se de uma foca bonita e famosa que se maquia e fica na janela batendo bapo e paquerando Pitoco, que termina o conto como seu namorado. 

 




A ARARA CANTORA
 ⭐

Aurora é uma arar que decidiu que queria ser cantora. Pôs-se a cantar o dia todo sem parar, deixando a bicharada maluca. Catava alto, cantava baixo, cantava fino, cantava grosso... até que ficou rouca de tanto ensaiar.

Bom para trabalhar sílabas com R entre vogais (som fraco).




O SONHO DA VACA ⭐

História de uma vaca que de tão cansada, deitou para descansar e começou a sonhar.

Usa bastante sílabas com NH e vogal+N.




O MENINO E O MURO ⭐

Trabalha uma variedade de sílabas complexas e a história é bem bonitinha. Trata-se de um menino que olhava o muro de sua casa e os achava bem feios e tristes. Para alegrar, ele pega suas tintas e pincéis para desenhar.





A ONÇA E A ANTA 
A onça andando pela floresta, avista uma anta. A anta tenta fugir até que a onça a alcança, mas na hora de abocanhá-la, a anta escapa e a onça quebra os dentes. Agora ela só vive sonhando com uma dentadura de presente.
Foco em palavras com Vogal+N




O PEIXE PIXOTE ⭐

A história de um peixinho que achava que seu lago era escuro e feio. Ele ia até as margens para ver o lindo mundo que existia fora da água, e então retornava ao seu lago escuro. Um dia ele vê águas claras, muitos peixes e lçindas cores no lago e descobre que havia nadado o tempo todo de olhos fechados.

Foca em palavras com X





UM PALHAÇO DIFERENTE

Palhaço fagulha cansa de ser palhaço e vai tenytar fazer muitas outras coisas da vida, até que ele cansa e sente saudades do circo. Ao voltar, ele aprende observando os outros vários truques que incorporou na sua apresentação, fazendo sucesso com o público.

Foca em palavras com LH





O SUSTO DO PERIQUITO

O periquito Quito, depois de uma comilança, tira uma soneca no galho da árvore, mas é acordado no susto quando algo lhe atinge. Ele tenta descobrir o que era e de onde viera, mas sem suvcesso. pega no sono novamente e atingido de novo. Ele tem um faniquito de tanto nervoso e fugiu achando ser um fantasma. Acaba que se tratava do macaco Xiquexique que atirava coquinhos em quem passava. 

Foca em sílabas com Q, 





O BARULHO FANTASMA

Mário estava deitado no chão fazendo sua lião quando se assusta com um treque-treque que estava rodando por todo o lugar, sai correndo assustado até que se dá conta que se travava de seu robô-esqueleto.






O MISTÉRIO DA LUA 

A lua aprace no céu magrinha e fininha e as crianças discutem entre sim, cada qual com sua teoria, sobre o que teria acontecido à lua.






COLEÇÃO MICO MANECO

Ana Maria Machado e Claudius

Coleção de 20 livros de histórias imaginativas com personagens brasileiros, organizada em 5 níveis de leitura. São histórias, no geral, um pouco mais elaboradas e divertidas do que a coleção anterior. As ilustrações são ok.

Não há um padrão do uso gráfico. Alguns livros estão todas em bastão maiúsculo, outros estão em imprensa, ainda que sejam da mesma divisão de dificuldade.

Mico Maneco I



CABE NA MALA 

História do vaca e do cavalo que vão às compras, mas chegando na vila, percebem que dentro da mala e da maleta estavam o tatu e a cutia que agora entrarão na panela e no pote para caberem no caminho de volta. História bem bonitinha.

Apenas sílabas simples e letra bastão cursiva.





TATU BOBO

Um toco cai no pé do tatu e ele pensa que quem o acertou foi a cutia. Nisso começa a descontar a raiva com um teco, um peteleco e um tapa nos outros bichos. Por fim, tudo é esclarecido pelo macaco que viu a cena toda.

Usa letras minúsculas e sílabas simples.





MENINO POTI ⭐

Conta a história do índio Poti que mota em uma taba na mata. Poti acha um bebê macaco que acaba comendo toda a bana que estava na canoa.

História bonitinha também.

Somente sílabas simples e letra bastão maiúsculas.




MICO MANECO

A história do macaco Mico  e da macaca Mona. mico pede uma banana, Mona arruma uma bananada mole que acaba sujando Mico. Mona leva um canecada de Mico, mas acabam comendo toda a bananada mole.

Letra imprensa e sílabas simples.




FOME DANADA ⭐

Mico Maneco, faminto, vai a uma loja de comida. Lá ele come muitas coisas deliciosas, mas o ovo não estava bom, e o macaco o lança pela janela, acertando a pata do Tatu Jeca. o tatu, que também estava faminto fica muito bravo e Mico o convida para comerem juntos que ficam amigos.

Letras minúsculas. Sílabas simples, vogal+L, vogal+M.



BOLADAS E AMIGOS

O macaco e o gato estavam jogando bola. Convidam o galo para jogar e ele recusa, revebendo de troco uma bolada do macaco e outra do gato. Depois se repete com a gaivota. O galo e a gaivota sugerem que joguem com a foca, que aceita o convite. No fim, vão todos juntos brincar de pega-pega e ficam amigos.






COLEÇÃO GATO E RATO

Mary e Eliardo França

Essa coleção é composta por 35 livros. Não há ordem de dificuldade ou divisão entre eles. São recomendados para criançasem fase de alfabetização. A escrita prioriza o uso de sílabas simples, mas não é exclusivo. Letra bastão maiúscula em todos os livros. Algumas histórias mais simples, outras com mais texto, mas com bastante repetição de frases e palavras. As ilustrações são as mais bonitas dentre as coleções que vimos até agora.


A BANANA ⭐

O rato pede ao galo que entregue ao bode uma banana. Acontece, porém, que o galo come a banana e a subtitui por um abacaxi. Feito isso, ele pede para que o porco entregue o abacaxi ao bode, mas o porco come o abacaxi e o substitui por outra fruta. O evento se repete até que finalmente o pato come a fruta e a substitui por uma banana, entregando-a ao bode.

Gracinha de história.




A história gira em torno de uma discussão do sapo com outros bichos que diziam que ele tinha uma boca grande. Ele retrucava dizendo que tinha era uma boca pequena. por fim o coelho aparece com um bolo e anuncia que ficará com ele quem conseguir apagar as velas de uma vez só, o que anima o sapo admitindo com alegria que sua boca era gande.








O sapo acha um rabo de gato e amarrou nele. Os animais vendo um sapo com rabo de gato ficam confusos e formam suas opiniões se tratava-se de um sapo ou de um gato. Por fim, aparece a sapoa e pergunta o que ele era, gato ou sapo?  Ele, apaixonado, afirma ser mesmo um sapo.






O JOGO E A BOLA

A cutia estava muito feliz porque tinha uma bola, os outros animais se aproximaram para jogar. O pato organiza a brincadeira e levantou o pé para chutar a bola, que saiu rolando sozinha. Rolou sem parar até a beira do lago. A bola era o tatu-bola.

Os meus meninos amam essa história!








O gato e o galo combinam de pegarem o rato, mas não entram em acordo com a direção que cada um deve ir. Eles acabam brigando e o rato fica ao longe, rindo da situação.










História  começa com Ana que olha a chuva pela janela. Depois fala sobre os lugares e coisas que a chuva molha por todos os lados. Termina voltando para Ana, que agora está com seu guarda-chuva.










O gato chama o pato e o rato para comer melado. Quando a vovó aparece, todos correm para se esconder. A vovó os acha, os pega pelos rabos e dá a eles um pote de melado.











O gato faz uma casa e os animais dizem que a casa é feia porque falta algo. O gato segue as sugestões dos amigos e coloca o telhado, pinta as paredes coloca uma varanda e um jardim. Por fim, todos acham a casa linda e o gato os convida para entrar,









João e seus três amigos brincavam de soldados de um pelotão. Os amigos obedeciam o comandante, mas João tinha medo de estragar seu sapato novo, fazendo o que os colegam faziam. por fim, ele tira os sapatos e resolve a situação.






Conta a história de uma avó que compra presentes em uma loja de brinquedos e vai visitar os netos que ficam muito contentes com os brinquedos novos.









O caracol observa os insetos que passam por ele e se lamenta por não voar como a joaninha, não iluminar como o vagalume, não pular como o grilo, não cantar como cigarra, nem ser rápido como a formiga. mas então vem a chuva e o caracol se dá conta de que bom é ter uma casa para morar.






COLEÇÃO OS PINGOS

Mary e Eliardo França

Essa querida coleção são contos que acontecem com os 7 pingos arco-íris, cada um com suas características. São para recém-alfabetizados, com frases mais curtas e letra bastão (nova edição Ed Ática).
Não há uma divisão por nível de dificuldade.





COLEÇÃO O ELEFANTE E A PORQUINHA

MO WILLENS

Por último, essa coleção é uma tradução feita pela companhia das letrinhas. As histórias se passam entre dois amigos, o elefante e a porquinha e são ideais para leitores iniciantes. Ela é formatada em modelo de balões de fala em frases curtas que apresentam variação de cores, tamanho de fonte, etc. Excelente para treinar a leitura com entonação e prosódia! 

As ilustrações são simples e limpas. Assim como Os Pingos, não há divisão de nivel de dificuldade.

Essa coleção é uma gracinha! Vale a pena conhecer!!




O elefante pergunta à porquinha se tem algo na cabeça dela. A princípio havia um pássaro, depois dois pássaros, dois pássaros e um ninho, dois pássaros com 3 ovinhos no ninho, dois pássaros e um ninho com 3 passarinhos. O ele fante não quer nada daquilo na sua cabeça e a porquinha sugere que ele peça para que vão para outro lugar. Os pássaros saem e se alojam na cabeça da porquinha.

Livro com repetições, onomatopéias e história divertida!  






 
O elefante e a porquinha estão brincando de bola, quando chega a cobrinha querendo brincar também. Eles ficam preocupados porque a cobra não tem braços para pegar a bola, mas decidem tentar. Eles fazem varias tentativas para que a cobrinha consiga brincar, mas não dá certo e ela sempre acaba levando uma bolada. Até que a porquinha tem uma ideia e substituiem a bolinha pela cobrinha, que era arremessada de um lado para o outro se divertindo muito.







O elefante compra um sorvete e fica indeciso se procura a porquinha para dividir com ela. Ele decide dividir, mas o sorvete acaba derretido. Logo a porquinha aparece trazendo um sorvete que dividem para animá-lo!

Muito fofa a história!









A porquinha decide que ela vai voar. O elefante caçoa dizendo que ela não pode voar e que deveria procurar ajuda, o que ela faz. O cachorro corre atrás da porquinha que a faz dar um salto bem alto, mas isso ainda não era voar. O elefante decide ir almoçar e, enquanto isso, um pássaro ajuda a porquinha, amarrando a pedurada em si e levando-a para voar. O elefante vê e grita que ela está voando! Ela disse que não estava voante, estava conseguindo ajuda. O que anima o elefante a tentar também.





 
A porquinha vê de longe o elefante triste. Para animá-lo se se fantasia de cowboy, o elefante se anima, mas logo fica trsute novamente. Ela tenta novamente com um palhaço, um robô... tudo sem sucesso. O elefante estava mesmo triste porque ela não estava lá e agora estava muito contente por estar com sua amiga!







Faça o processo de alfabetização de seus filhos e alunos com qualidade!
Conheça nossa coleção
No mundo da Alfabetização


Você deve gostar...

2 comentários

  1. Sempre primorosa em seu trabalho! Obrigada por tanta dedicação que ajuda tantas famílias, inclusive a minha.

    ResponderExcluir
  2. A coleção estrelinhas nos ajudou muito no inicio da alfabetização, meu filho ficava muito feliz em conseguir ler sozinho. Começamos pela I para dar incentivo dele conseguir sozinho e depois foi fluindo a leitura, lemos a coleção quase completa. Conseguimos as obras na biblioteca publica do município, depois partimos para outras leituras.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Responderemos em breve.

Ideias Criativas