Quanto tempo meu filho deve estudar por dia?

fevereiro 22, 2022


Se você já adquiriu uma das apostilas da Família de Trigo, talvez você também tem a dúvida que chega muito no meu inbox:
Meu filho deve estudar a apostila quanto tempo por dia?

Quanto menor a criança, menor seu tempo de concentração. Em seu livro "A Mente Bem Treinada," Susan Bauer fala que se comece com 10 minutos diários para cada disciplina e aumente-se gradualmente a 30 minutos/disciplina diários até os 5 anos. Me parece bem razoável e é o que recomendo.

Outro ponto de inflexão que diferencia da escola, o tempo de dedicação exclusiva é muito mais proveitoso. Ou seja: ainda que se aplique por menos tempo do que (teoricamente) seria o tempo escolar, esse tempo é muito bem aproveitado na atenção direta. Não se preocupe se achar o tempo curto, preocupe-se em melhorá-lo gradualmente.

Lembre-se de que a rotina ajuda muito. Não digo ser regrado pelo relógio, mas ter uma ordem de acontecimentos ajuda muito. Se vocês estudam todos os dias pela manhã, a criança já espera que após acordar, arrumar o quarto, tomar o café da manhã e escovar os dentes será a hora da atividade. Se sua criança é super agitada e precisa gastar energia para conseguir se concentrar melhor, incluir o parquinho antes do momento de estudo pode ajudar. Previsibilidade é muito importante nessa fase (e sim, é por isso que seu filho gosta daquela mesma história, de novo e de novo...).

Use estratégias. Aqui, por exemplo, nunca começo direto com a apostila e lápis na mão. Convido os meninos às atividades com uma atividade de vida prática, lição do silêncio ou algum jogo educativo que seja proveitoso. Quando já estamos trabalhando vogais, números ou consoantes, costumo criar jogos que revisem e reforcem o conteúdo usando os flash cards que acompanham esses materiais - veja aqui algumas sugestões. Costumo fazer também um "intervalo" com jogo ou pintura, algo que os ajude a dar uma descansada e recobrar a atenção para a próxima atividade.

Ainda sobre estrutura, não costumo usar folhas de atividades soltas com raras exceções. Gosto dos materiais já estruturados porque me dão um norte e as atividades já estão lá organizadas e prontas. Dessa maneira me sobra mais tempo para pensar no que fazer de "extra" (entenda-se, algo prático, jogo ou brincadeira) que aborde o assunto e deixe a aula gostosa. A partir dos 3 anos, costumo separar pelo menos 1 semana para trabalhar a letra da vez (segunda, quarta e sexta) e 2 dias para matemática (terça e quinta). Todos os outros materiais adjacentes, distribuo durante a semana, aplicando-os 1 ou 2 vezes, a depender do interesse da criança.  Sempre que acho necessário, faço revisão do conteúdo já visto.

Boas aulas!


Você deve gostar...

5 comentários

  1. Muito bom! Ansiosa para em breve está comprando o meu kit!💟

    ResponderExcluir
  2. Ainda estou nas primeiras apostilas (vogais e números), mas considero EXCELENTES. Minha filha de quase 4 anos aprendeu bem as vogais e acha as atividades super divertidas!

    ResponderExcluir
  3. JA ESTOU NA TERCEIRA APOSTILA NO MUNDO DA ALFABETIZAÇÃO, MUITO BOM E MEU MARIDO NA SEGUNDA DE CONSTRUINDO A MATEMATICA. CONSIDERANDO UM OTIMO DESENVOLVIEMTO ATRAVES DESSAS APOSTILAS.

    ResponderExcluir
  4. Minha filha tem 4 anos e 9 meses e tem TEA . Está no 1 período pq faz aniversário em julho aff... Mas já sabe alfabeto( ler e escreve -lo)ainda que escrever algumas letras seja mais difícil mas ela faz do jeitinho dela. Escreve e reconhece o nome dela e da família . Números a mesma coisa, escreve -os e os reconhece sabe quantidades q eles representam . Minha dúvida é se devo introduzir cursiva agora pq na escola ainda não fazem . Tenho medo de confundir. Seria o próximo passo, ou ela deve primeiro ter consciência de frase palavra e sílaba pra depois fazer cursiva? Ela tem consciência de aliteração e as vezes já se concentra em letras no meio da palavra tipo peixe ela diz que escreve com x kkkkk. As rimas estou focando mais com livros e músicas porque ela não faz sem auxílio mas ama as parlendas e poemas e percebo que a escola não foca muito. Devo insistir primeiro dessas dificuldades (rimas e consciência de frase palavra e sílaba pra depois introduzir cursiva ou já emendo dizendo que tem jeitinhos diferente de escrever as letras?. Estou sem graça de compartilhar c a diretora da escola , por isso vc não tem material de publicidade p
    ra enviar p escola da minha filha via correio ? Obrigada. Não consegui enviar pelo contato. Ah e onde encontro as dicas de livros que vc mostrou na live do abc número 1

    ResponderExcluir
  5. Meu menino tem 4 anos 6 meses, comecei com a apostila das vogais, mas como ele na tinha frequentado escola anteriormente, já sabia todas e as reconhecia muito bem!! Passei rápido por ela e passei para as consoantes!! Pegou rapidinho a letra B e D, e encrespou na letra C. Reconhece e sabe o som. Mas quando pergunto o nome da vogal ele não sabe dizer!! E também não reconhece ela em palavras que comecem com a letra C. Parei na letra D.... reforçando mais essas que ele.ja sabe e focando na letra C, que está com dificuldade!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Responderemos em breve.

Ideias Criativas