Construindo a Matemática 2 - Estudo Literal + Caderno de exercícios 1

julho 10, 2018



Saindo do forno o segundo volume da coleção "Construindo a Matemática - Estudo Literal"
Essa apostila tratará de equações (adição e subtração) usando as hastes da Escala Cuisenaire representada por letras. Você pode conhecer os detalhes mais abaixo...

Se você não conhece o volume 1, CLIQUE AQUI!

Esse material foi desenvolvido em 2 partes, a apostila principal "Construindo a Matemática 2" pode ser usada a partir dos 4 anos (ou segundo a avaliação de cada pai). Não necessário que a criança domine a escrita das letras para realizar as atividades.
O segundo material que acompanha a apostila é o "Cadernos de Exercícios 1". Ele pode ser aplicado a crianças mais velhas, que dominam a escrita das letras; como exercícios orais a serem desenvolvidos com a escala; ou ainda como reforço do conteúdo.
O "Caderno de Exercícios  1" estará disponível para venda também de forma avulsa, para as famílias que quiserem apenas os exercícios, acredito que em maneira de revisão ou reforço.





CONTEÚDO:
- Apostila "Construindo a Matemática - Volume 2 - Estudo Literal"
- Banner - Letras das hastes;
- Caderno de Exercícios
     44 páginas com 235 exercícios dos assuntos tratados na apostila.
Formato:PDF (arquivo para download) - Não será enviado nenhum material impresso.
Indicação:+4 anos - Educação infantil.
Permissões:
Uso familiar/sala 

Material necessário:
Escala Cuisenaire (você pode encontrar um modelo AQUI). 

ÁLGEBRA ANTES DA ARITMÉTICA
Neste volume as hastes serão trabalhadas a partir de suas letras Correspondentes.

A princípio pode nos parecer estranho apresentar as hastes por letras e não por números. Entretanto, lembremos que nosso objetivo é consolidar um raciocínio lógico matemático e iniciar o pensamento limitando as hastes em números de 1 a 10 poda em muito nosso trajeto. Quando representamos a haste da maneira mais concreta possível, que é sua cor, deixamos aberto um leque de possibilidades que serão exploradas conforme os estudos avançam. Veja que nesse momento a noção do número ainda é muito abstrata, mas as cores e tamanhos das hastes, não. A haste vermelha sempre será vermelha, mas em um momento ela poderá representar diferentes coisas, como o número 2, ou 20 se usarmos dezenas, ou 200 se usamos centenas, ou a parte de um todo ao trabalharmos frações.

Seguindo esse raciocínio, Gattegno caminha pelas primeiras equações que se formam representadas por letras, chamado de álgebra antes da aritmética (equações antes dos números) e, seguindo seu trabalho, essa apostila tem por alvo fundamentar a lógica que se aplica a qualquer equação, das mais simples às mais complexas que se apresentarão ao longo da carreira de aprendizagem.

OBJETIVOS:
- Estabelecer um código que represente cada haste;
- Introduzir símbolos e conceitos da adição e subtração;
- Relacionar as hastes através de padrões e equações por meio de escadas;
- Trabalhar equivalências e equações.

COMPOSIÇÃO:
- 88 páginas;  
- Ficha de acompanhamento; 
- 6 capítulos: 
   1. Letras para as hastes
   2. Adição
   3. Subtração
   4. Escadas 
   5. Equivalências
   6. Equações

Todos os exercícios desse livro foram feitos baseados no livro Gattegno Mathematics Textbook 1 - Qualitative Arithmetic - the study of numbers from 1 to 20. (Parte 3), e os temas são abordados na ordem elaborada pelo autor. 

“A abordagem de Caleb Gattegno se concentra no processo de geração de -matemática na mente. Enquanto muitos acreditam que a matemática é a habilidade de algumas pessoas superdotadas, ele acredita que cada aluno é capaz de funcionar como um matemático. Ao tomar conceitos abstratos e representá-los de maneira visível e tangível, ele descobriu que os alunos podem adquirir competências matemáticas bem além dos níveis de classificação designados.” 
Gattegno Mathematics Textbook 1 - Qualitative Arithmetic - the study of numbers from 1 to 20.

Assista aqui a live feita no Instagram @familiadetrigo apresentando e comentando todo o material:



Conheça a apostila por dentro: 



Caderno de Exercícios 1 por dentro:



Você deve gostar...

8 comentários

  1. Genteeee... estava ansiosa para esta apostila rsrsrs Agora vou ficar ansiosa pela terceira kkkkk eu sei, preciso me tratar kkkk

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Comprei o Construindo a matematica 2 + caderno de exercícios. Mas qd tento fazer o download do caderno o link diz "removido para a lixeira pelo proprietário". Podem resolver?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.minha escala tem as cores diferentes, consigo usar a apostila ou compro outra escala?

    ResponderExcluir
  4. Sabrina vc ja tem previsão de quando vai lançar a próxima?

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina!! Adoro seus materiais! Acho que você vai se interessar pelo que este pai homeschooler e professor de matemática está contando neste vídeo, é sobre a Escala Cuisenaire: https://www.youtube.com/watch?v=wbRL0LeoNKk

    ResponderExcluir
  6. Comprei a apostila sobre Escala Cuisenaire. A apostila está muito didática, bem feita. Adorei o Material.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Responderemos em breve.

Ideias Criativas