2018 - Materiais didáticos utilizados

março 09, 2018



Listarei aqui os materiais principais que estamos usando aqui em casa esse ano. Apesar de serem em boa quantidade, acredito que durará apenas alguns meses e provavelmente essa lista continuará, mas tudo no ritmo deles.

Lembre que lições curtas são essenciais para essa fase, ajudam a prender o interesse e não deixam a aula massante.

Video onde mostro e comento um pouco de cada material listado abaixo.




THOMAS
Idade inicial: 1 ano e 6 meses



SUPER SIMPLE LEARNING - ANIMALS - LEVEL 1

Material em inglês com atividades retiradas do site Super Simple Learning, para usar junto com as músicas. Trabalho o nome dos animais, seus sons e aproveito para introduzir as cores.

Mais informações e download AQUI.



CIRANDA ESCOLAR BABY

Ainda no mesmo tema de animais, esses dois livros para colorir. Eles tem outros títulos, como animais da fazenda e do quintal. Esses comprei numa feira de livros infantis, mas é fácil de encontrar pela internet. Só jogar no google.



ARTHUR
Idade inicial: 3 anos e 6 meses


VOGAIS

Uma das apostilas essenciais - Esse material eu criei pela dificuldade em encontrar um bom material com atividades de dificuldade progressiva, sequenciais e bonitas no tema. São 114 páginas somente para as vogais e primeiros encontros vocálicos + flash cards que acompanham.





CONSTRUINDO A MATEMÁTICA

Outra das apostilas essenciais - FUNDAMENTAL para o ensino de matemática com qualidade.
Esse material também é criação minha e é para uso com a Escala Cuisenaire. Como já é sabido, o índice de analfabetismo funcional é proporcional ao baixíssimo desempenho na matemática. Essa preocupação me levou a descobrir a Escala, mas sem saber muito bem como aproveitá-la. Dessa pesquisa cheguei aos materiais de Caleb Gattegno, especialista absoluto no assunto. E, a partir de seus materiais, criei esse material em português (esse é o volume 1, outros estão por vir).

Para entender melhor esse material e a importância do uso da Escala Cuisenaire, que traz os conceitos matemáticos do campo abstrato para o concreto, recomendo que você assista a live que fiz sobre o assunto.

Mais informações AQUI.



RACIOCÍNIO LÓGICO E PERCEPÇÃO VISUAL

É uma apostila que montei compilando atividades da internet (traduzindo em alguns casos). Também com dificuldade progressiva.

Essa compilação está disponível gratuitamente para download AQUI.



GAKKEN WORKBOOKS

(Estão em inglês. mas oriento em português) Os livros do Gakken trazem também atividades de raciocínio lógico, traçado, desenho, labirinto, entre outros. Esses que o Arthur começou são recomendados para 2 ANOS, mas, apesar de estar fácil para ele, decidi começar por esses para que ele tenha a progressão completa dos exercícios, e para desenvolver um pouco de autonomia nos exercícios, uma vez que ele consegue realizar sozinho tranquilamente.

São grupos de 3 livros para casa fase (+2, +3 e +4 anos).

Esses comprei na Amazon Brasil, VEJA AQUI.




CADERNO DA NATUREZA

Esse é um caderno de desenho que montei imprimindo um material sequencial que montei. O objetivo é observar a criação em função da glória do Criador. Esse início do caderno (introdução) também está disponível gratuitamente para download.

Veja mais informações AQUI.



THE BIG BOOK OF ANIMAL STICKERS

Esse é um livro que uso mais naqueles dias quando a aula não está rendendo muito. Ele trás atividades diversas para serem resolvidas apenas colando adesivos. Comprei na Amazon Brasil também, mas está fora de estoque.

Veja mais informações AQUI.



PRE-K COURSE BOOK - THE GOOD AND THE BEAUTIFUL

Esse é um material que usaremos para aulas exclusivamente em inglês, provavelmente ministradas pelo pai em doses bem homeopáticas rs. Material cristão que também traz Deus como Criador e princípios cristãos entre suas lições.

Veja mais informações AQUI.




MATEMÁTICA - NÚMEROS DE 0 A 10

Estou preparando um novo material para trabalhar os números de 0 a 10. Deve ficar disponível na próxima semana. Logo mais informações...






Você deve gostar...

6 comentários

  1. Ola boa tarde!! Eu sou Zeneida mãe da Pyetra q tem 4 anos e 10 meses e estou fz HS com ela. . Gostaria de sb como faço para adquirir o material para séries inicias de vcs?!
    Se poder me retornar desde ja agradeço. . Zeneidamarques@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu filho vai completar um ano e eu gostaria de saber se vcs tem material para quem vai iniciar com a criança nessa idade.

    ResponderExcluir
  3. Oiiii... Adorei seu site e o material informado. Que Deus continue a te abençoar neste linda tarefa de educar no lar!

    ResponderExcluir
  4. Quero adquirir o material de vcs. Como devo proceder? Agradeço o retorno.
    danielly.rebelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela ajuda e parab´[ens pelo trabalho, só não concordo nem gostei do livro da natureza pois prega o "negacionismo" e a real criação do universo, negando a ciência. O restante está incrível, gratidão!

    ResponderExcluir
  6. Este site é protegido por reCAPTCHA. A Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Responderemos em breve.

Ideias Criativas