Atividades de Vida Prática - Ed. Infantil

janeiro 25, 2017



Um eixo bastante interessante que compõe o método montessoriano é "atividades de vida prática". Trata-se de atividades da vida cotidiana que focadas no desenvolvimento da coordenação motora, concentração, independência, ordem e disciplina.
Mesmo não aplicando o método, essa sua vertente é um excelente recurso e que pode ser facilmente aplicado em qualquer ambiente e com materiais que nos rodeiam.

No video a seguir, o Prof  Carlos Nadalim usa desse recurso para acalmar as crianças antes de atividades que necessitam concentração.

"Você que é pai sabe muito bem que as crianças são agitadas, gostam de se mexer, movimentam-se com muita freqüência, não param no lugar e gostam de mexer nas coisas. Com isso, nós adultos, de forma um tanto instintiva, começamos a limitar os movimentos das crianças. “Não faça isso!”, “desça daí” e assim por diante. Contudo nós precisamos auxiliá-las na coordenação desses movimentos para que elas, aos poucos, conquistem autodomínio e autocontrole, fiquem calmas e se normalizem.
Aqui entram em cena as atividades de vida prática, que podem ser inseridas em sua rotina sobretudo para preparar as crianças para alguma atividade. Por exemplo, você quer ler uma história para o seu filho, mas ele vive inquieto durante a leitura. Você pode acalmá-lo com as atividades de vida prática e depois introduzir outra atividade com a criança já mais calma e concentrada."



Deixo abaixo mais algumas ideias que atividades de vida prática que podem ser facilmente aplicadas:

























Você deve gostar...

2 comentários

  1. Adorei, eu não sabia que recebia esse nome, mas já fazíamos por aqui, agora vou inserir como rotina.

    ResponderExcluir
  2. Goatei muito do conteudo, mas acho que o titulo: ACALMAR FILHOS não deveria ser utilizado em uma atividade montessori, a criança não é ACALMADA e sim gera uma concentração em seu trabalho que a leva a NORMALIZAÇÃO dita por Maria Montessori

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Responderemos em breve.

Ideias Criativas