Ensinando a criança a arrumar o próprio quarto

abril 19, 2016



Sabe como nosso nosso dia fica confuso e nada funciona bem quando a casa está uma bagunça? Pois é. Quando as coisas estão organizadas, parece que nosso cérebro pensa com mais clareza e tudo flui melhor! 
Com as crianças acontece o mesmo. Aqui em casa, apesar do Arthur ainda ser pequeno, percebo que ele fica muito mais tempo brincando no quarto dele quando está tudo no lugar. Naqueles dias em que ele já acorda com os brinquedos todos espalhados pelo chão, ele pega o que interessa e vai fazer bagunça em outro canto. Não gostar de bagunça, isso ele já sabe. Agora estamos na fase de aprender como se livrar dela e deixar os ambientes organizados na medida do possível.

Claro que não vamos exigir das crianças que dobrem as roupas com perfeição e guardem nas gavetas por escala de cores, mas a rotina de organização das próprias coisas é importantíssima, ajuda a criança a dominar o espaço e o tempo, além de transmitir segurança em saber onde procurar aquilo que ela precisa ou quer.

Por aqui estamos na fase de ensinar a guardar os brinquedos depois que a brincadeira acaba. Sei que tenho um pouco de "TOC", e quero que o raio do trenzinho de madeira fique com peças de encaixar na ordem correta e os lápis maiores no estojo separado dos fininhos, e isso é uma coisa que preciso trabalhar em mim. Meu filho sabe que os lápis de colorir devem voltar para o estojo e que as peças do trem devem ser encaixadas de volta e o momento da aprendizagem é justamente esse, e não fazer as coisas na ordem que a mãe doida gostaria que ficassem. O que importa mesmo é que ELE faça, não eu. Eu vou sentar com ele, vou pegar uma peça e vou encaixar de volta, incentivando-o a fazer o mesmo até que tudo fique junto, e isso basta. Preciso que ele entenda que não é função da mãe passar o dia juntado as coisas dele, mas que ele pode (e deve!) fazer parte desse momento.

Conforme for crescendo, a responsabilidade também cresce e importa que tenhamos isso em mente. Sim, as crianças DEVEM ajudar na organização da casa! E por que não começar sendo responsáveis pelo próprio quarto?

Pesquisando na internet, encontrei um artigo bem interessante que incentiva a rotina de arrumar o próprio quarto. Em essência, são 5 etapas simples para arrumar o quarto em até 10 minutos. Achei interessante a contagem do tempo, ela ajuda a criança a se manter motivada e concentrada, além de aprender a gerenciar o tempo. Seguem os passos abaixo:

1º PASSO - Arrume a cama!

(1-2 minutos)
Qualquer quarto (por maior que seja a bagunça) já fica com outro ar quando a cama está arrumada. Portanto, jogue tudo que estiver em cima para o chão e começe esticando os lençóis!


2º PASSO -  Coloque as roupas espalhadas sobre a cama.

(1-2 minutos)
Limpa, suja, amassada... não importa. Se é roupa, sai do chão e vai para a cama. Incentive seu filho a fazer o monte em uma das pontas da cama.

3º PASSO - Recolha e separe as coisas que ficam no quarto das que não ficam.

(2 minutos)
Se você tiver dos cestos, o processo pode ficar bem mais rápido e prático. O que é do quarto, vai para o cesto no centro, o que não é, no cesto ao lado da porta para voltarem ao seu devido lugar posteriormente.

4º PASSO - Recolha o lixo

(2 minutos)
Nessa altura, roupas estão na cama e os objetos separados nos cestos. O que ficou no chão, saco de lixo!

5º PASSO -  Separe as roupas

(2 minutos)
Agora chegou a hora de dar aquela conferida nas roupas que voltam para a gaveta das que vão para a lavanderia. Ver as manchas, dar aquela cheirada, contabilizar o número de vezes que já foi usada... enfim, vale qualquer critério. 


Claro que ainda será preciso varrer, limpar ou passar o aspirador, mas a essa altura, o quarto está 99% melhor! Essa e outras tarefas você pode ir implementando conforme for vendo que a criança já pode se responsabilizar por um pouquinho mais.

Segue abaixo uma imagem com mo resumo dos passos e o PDF para imprimir e deixar fixado no quarto!





Você deve gostar...

1 comentários

  1. Muito bom! apesar de parecer simples Faz muita diferença na nossa rotina. Jesus te abençoe!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Responderemos em breve.

Ideias Criativas