Diploma do Ensino Médio pelo ENEM

abril 19, 2016


As inscrições para o ENEM 2016 estarão abertas de 9 a 20 de MAIO e você sabia que pode solicitar o diploma do Ensino Médio apenas alcançando a nota mínima na prova? Exatamente, sem precisar ter cursado uma única matéria sequer em escola regular!

Meu marido Daniel Gardner foi homeschooler a vida toda aqui no Brasil e esse ano fará a prova com o objetivo de obter o diploma do ensino médio e poder cursar algum nível superior, caso tenha interesse.

-> SIMULADOS ONLINE: Clique aqui!

Veja abaixo as instruções disponibilizadas no site Brasil Escola sobre o procedimento para solicitação do diploma:

As pessoas com mais de 18 anos (emancipados também precisam ter 18 anos) podem fazer apenas o Enem para obter os diplomas de ensino fundamental e médio.

Existem regras a serem cumpridas e documentos a serem providenciados para que o certificado seja emitido. Vamos a elas:
• Completar 18 anos até o dia da primeira prova do Enem;
• Indicar na inscrição do Enem que deseja obter o certificado de conclusão do ensino médio;
• Escolher na inscrição do Enem uma instituição certificadora (de preferência uma na sua cidade);

• Obter, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do Enem e 500 na redação.

O segundo e terceiro requisitos devem ser marcados no momento da inscrição no Enem, na parte de "Informações do Ensino Médio". O interessado na certificação deve marcar que não concluiu o ensino médio, ou seja, uma das três últimas opções da imagem abaixo. Feito isso, aparecerá a seguinte pergunta: "Irá usar sua nota no Enem para obter certificado do Ensino Médio?". O participante deve marcar "sim" e depois escolher onde pegará o certificado. A pergunta sobre o EJA não interfere na obtenção do certificado.


Em destaque as opções que devem ser marcadas

O interessado em obter o diploma do ensino médio deve procurar a instituição certificadora que escolheu no ato de inscrição do Enem, para solicitar o certificado. As instituições certificadoras só aceitam as notas do último Enem realizado, ou seja, quem pretende obter o diploma em 2016 deve mostrar os resultados do Enem 2015. 

Documentos exigidos para certificação:
• Carteira de identidade e CPF (cópias e originais);
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);
• Comprovante de endereço com CEP (cópia);
• Boletim individual de resultados expedidos pelo INEP referentes ao último Enem (cópia);
• Declaração individual, devidamente assinada, que ateste não haver concluído o Ensino Médio (expedido na hora pela instituição certificadora);
• Declaração individual, devidamente assinada, que autorize a utilização do resultado do Enem (expedido na hora pela instituição certificadora).

Os interessados em obter o certificado devem respeitar o cronograma, o horário de atendimento e os procedimentos estabelecidos por cada instituição certificadora. Com esse diploma também é possível concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e concorrer às bolsas do ProUni(Programa Universidade para Todos).
O certificado é emitido em 45 a 90 dias úteis, mas durante esse período o estudante fica com um documento provisório que permite a matrícula no ensino superior.
Aqueles que conseguiram a pontuação mínima apenas em algumas provas não podem solicitar o certificado de conclusão do ensino médio, mas podem requerer a declaração de proficiênciaespecífica da área. Assim, no próximo Enem não precisam obter a pontuação nessas áreas.

Você deve gostar...

0 comentários

Obrigado por comentar! Responderemos em breve.

Ideias Criativas