1ª lição a ensinar: COMER E DORMIR. Rotina também é coisa de bebê!

abril 11, 2016




“Aproveite para dormir enquanto pode!”

Qual futuro pai/mãe nunca ouviu essa frase?
Hoje quero falar do problema que atordoa muitas mães de bebês novinhos – a falta de sono!
Eu sou uma pessoa que PRECISA dormir, cuja vida se torna um caos depois de uma noite mal dormida. Sendo assim, quando descobri a gravidez essa foi uma preocupação real: como vai ser depois que nascer?? Nunca mais vou dormir?? E comecei a perguntar para qualquer mãe que eu visse na frente: “Com quanto tempo seu filho começou a dormir a noite toda?”. E a resposta geralmente assustadora partia de 1 ano pra cima. Um ano sem dormir uma noite inteira?? Não vou resistir!

Bem... em uma das minhas leituras durante a gravidez, me deparo com uma parte do livro “Crianças francesas não fazem manha” que abordou o assunto do sono como sendo não natural e beirando o absurdo que o bebê da escritora de 2 meses ainda não dormisse a noite toda. Claro que me espantei tanto quanto a autora ao ouvir aquilo. Mas a indignação dela gerou uma pesquisa que constata que isso é realmente possível!

Nesse livro então ela conversa com um pediatra francês e dá diversas dicas de como tornar isso possível, entre diversas outras coisas (recomendo muito esse livro!). Acolhi com carinho as dicas dela e fui atrás de mais leitura a esse respeito. 


Foi quando cheguei ao livro “12 horas de sono com 12 semanas de vida” – Giordano, Suzy – Ed Zahar, alvo dessa postagem.

Suzy é uma brasileira conhecida como encantadora de bebês, e passa nesse livro preciosas dicas de como ensinar seu bebê a dormir a noite toda. Ela garante que o método não funciona apenas com os “anjinhos”, mas que em mais de 20 anos treinando bebês a dormirem, todos eles conseguiram. Bebês com muitas cólicas, gêmeos, trigêmeos, não importa.

Se realmente funciona com todos, eu não sei. Mas o que eu posso dizer com propriedade é que com o Arthur funcionou! E por isso quero dividir com vocês essa esperança. Hoje estou na minha segunda gravidez e logo volto para dizer se funcionou bem certinho com nosso próximo menino!

O livro é destinado a crianças de até 12 semanas, mas a autora diz que seus métodos têm efeito em crianças maiores também, até por cerca de 18 meses.

Para isso ela parte dos pressupostos a seguir: 

  • O bebê deve se adaptar à família, não a família ao bebê. Apesar das mudanças necessárias, a chegada do bebê não deve ditar novas regras para toda a família. 
  • Você deve se sentir no comando como pai ou mãe. Quando a mãe ou o pai não se colocam no comando, certamente o filho o fará. 
  • Dormir é uma habilidade que se aprende e que deve ser ensinada ao bebê. Dormir bem é tão importante quanto falar ou andar, e devemos nos empenhar em ensiná-los a dormir tanto quanto fazemos com essas outras habilidades. 
  • O treinamento para dormir exige comprometimento e trabalho duro por parte dos pais.Autoexplicativo. 

Benefícios que a autora cita sobre o método:
  • Há pouco choro envolvido no processo; 
  • Você terá filhos mais felizes e cooperativos; 
  • Vocês serão pais proativos; 
  • Você terá uma rotina previsível; 
  • Você será capaz de lidar de maneira eficiente com mais de uma criança; 
  • Você pode seguir esse método sozinha; 
  • Vou dividir com vocês as anotações que fiz do livro como um guia prático. Mas reforço que esse é um livro que não pode faltar em sua biblioteca materna! O Investimento vale muito a pena dado os benefícios! 

1ª à 6ª semana - Pegue leve e não crie maus hábitos

Use esse tempo para se recuperar, para seu bebê se acostumar à vida fora do útero e para que a família se adapte às mudanças que acompanham o nascimento do bebê.

Não crie maus hábitos como colocar na cadeirinha vibratória todas as vezes que o bebê chorar, por exemplo. Isso fará que o bebê aprenda que ele precisará ir para a cadeirinha para se acalmar, quando nosso objetivo é que ele seja capaz de acalmar-se sozinho.

Nesse período, aprenda a rotina do bebê. Quanto e por quanto tempo ele mama, fraldas, etc. É interessante nesse período fazer anotações com essas informações.




MAMADAS DURANTE O DIA

O bebê deve conseguir mamar a cada 2h30 ou 3h durante o dia nas primeiras seis semanas de vida.
Bebês precisam ser alimentados a cada 3 horas para o ganho contínuo de peso.
Durante o dia, acorde-o se ainda estiver dormindo e já fizer 3 horas desde que a última mamada começou. Períodos muito longos de sono devem ocorrer durante a noite.
Não alimente o bebê com mais frequência do que 2h30 nas primeiras 6 semanas (a menos que o pediatra recomende). O sistema digestivo precisa processar o alimento. Alimentá-lo a cada hora 1h30 ou 2h vai fazer com que ele belisque ao invés de ingerir a refeição completa e dificultará o treinamento de 4h em 4h mais adiante. Mas deixe que o bebê se alimente o quanto quiser no horário das mamadas.



MAMADAS DURANTE A NOITE

É a mesma rotina que o bebê tem durante o dia até a terceira ou quarta semana. Depois desse tempo, pode deixar o bebê aumentar sozinho o tempo entre as mamadas noturnas, o que depende conforme o peso, prematuridade e outros fatores. O ideal é que o bebê alcance 4 quilos para começar a aumentar esse tempo entre as mamadas.


SONO À NOITE

Nas mamadas noturnas, não encoraje seu filho a despertar. Deixe as luzes baixas, alimente-o e coloque de volta no berço.


SONO DURANTE O DIA

Desde que o bebê esteja acordado de 3 em 3 horas para as mamadas, o sono durante esse intervalo não afetará quando o treinamento começar.



6ª à 8ª semana - A tempestade de duas semanas

Nesse período a maioria dos bebês apresentam cólicas e gases com maior frequência. Tente acalmá-los com massagens ou algum medicamento recomendado pelo pediatra.


MAMADAS DURANTE O DIA

Aumente o tempo entra as mamadas para 3 em 3 horas, se o bebê ainda estiver mamando a cada 2h30. Essa etapa já pode ter acontecido.



MAMADAS DURANTE A NOITE

Caso ainda não tenha acontecido, relaxe o tempo entre as mamadas e deixe o bebê acordar naturalmente para mamar.


SONO DURANTE A NOITE E DIA

Por ser um período tão difícil essas duas semanas, não se preocupe em treiná-lo para dormir nesse estágio.


8ª à 12ª semana - Que os treinos comecem!


Para que o treinamento seja eficaz, é preciso seguir a ordem cronológica abaixo:


1º passo: Alimentação durante o dia – a cada 4 horas, quatro vezes por dia, ao longo de 12 horas. 
2º passo: Alimentação durante a noite – elimine gradualmente as mamadas noturnas ao longo de 12 horas. 
3º passo: Sono da noite – Dormir ou descansar em silêncio no berço por 12 horas. 
4º passo: Sono do dia – Dormir ou descansar em silêncio no berço por cerca de 1 hora pela manhã e 2 à tarde. 


Utilize as ferramentas a seguir para ajudar a esticar o tempo entre as mamadas durante o dia, ou fazer seu bebê se acalmar à noite. Mas lembre-se que é importante ter bom-senso.



De dia, é preferível ceder e alimentar o bebê alguns minutos antes do que deixa-lo muito frustrado e desconfortável.

De noite, haverá momentos em que todas as ferramentas falharão e você precisará tirar o bebê do berço para acalmá-lo.

No entanto, esses casos devem ser exceções, não a regra. A autora cita essas duas regras para termos em mente quando formos inserir ou mudar hábitos da rotina do bebê:



Regra dos três dias - Bons hábitos levam 3 dias para serem aprendidos e 3 dias para serem mudados.

Regra dos sete dias - Maus hábitos levam 3 dias para serem aprendidos e 7 dias para serem mudados.


E ela também nos lembra: A melhor hora de dar carinho ao bebê é quando ele está tranquilo, e não só quando estiver chorando para que não seja uma recompensa pelo choro.



MAMADAS DURANTE O DIA

Agora o bebê deve começar a mamar de 4 em 4 horas. Estabeleça esse horário conforme a rotina da família. Pegue um bloco de 12 horas e divida por 4 mamadas. 


Inicie as mamadas nos horários programados. Se o bebê precisa trocar a fralda ou tomar banho, separe os minutos que antecedem a mamada para isso.


MAMADAS DURANTE A NOITE
Não acorde o bebê para mamar. E, quando ele acordar naturalmente, esteja preparada (peito: roupas fáceis para amamentar / mamadeira: deixe pronta).
Elimine todas as mamadas de maneira gradual e nessa ordem (considerando que o bebê acorda 3 vezes para mamar): Segunda, Primeira, Terceira.
Para eliminar as mamadas, vá diminuindo a oferta do leite. Se na segunda mamada ele bebeu 90ml, ofereça 75ml no dia seguinte, etc. Até eliminar a mamada. - Se o bebê mama no peito, use a mesma regra em minutos: 12 min. 9min...

O bebê deve ingerir durante o dia o que deixar de ingerir à noite.



SONO DURANTE A NOITE

- Estabeleça uma rotina para dormir - como banho, diminuir a luz, colocar uma música de ninar...;
- Coloque o bebê no berço acordado;
- Coloque uma música suave ou móbile;
- Dê um cobertor ou brinquedo que o bebê goste para dormir;
- Dê um beijo de boa-noite;
- Apague a luz e saia do quarto.

Se o bebê chorar, espere de 3 a 5 minutos. Se ele parar e depois retomar o choro, reinicie a contagem antes de entrar no quarto. Utilize as ferramentas da noite para acalmá-lo. Quando isso acontecer, saia do quarto. Espere o choro por 3 a 5 minutos antes de entrar no quarto novamente.



SONO DURANTE O DIA

Utilize alguns rituais do sono noturno e coloque o bebê no berço para as sonecas durante o dia. Utilize também os mesmos métodos para acalmá-lo, caso precise.






BEBÊS DE 3 A 9 MESES

Bebês nessa idade continuam receptivos ao treinamento, mas já podem ter adquirido maus hábitos. Siga as mesmas etapas, ainda que já ingira alimento sólido.




BEBÊS DE 9 A 18 MESES

- Mantenha um diário da rotina do bebê na semana que antecede o treinamento - Não confie só na memória. Anote os hábitos de alimentação, sono e atividades.

- Nos horários de sono, deixe o ambiente mais escuro e coloque sons do mar ou chuva para o bebê se acalmar. Deixe o ambiente adequado!

- Treine o bebê a comer de 4 em 4 horas - não ofereça a mamadeira de "lanchinho" entre as refeições. Se estiver com fome, o bebê fará a refeição completa no horário.

Nessa idade o treinamento tende a ser mais trabalhoso e envolve mais choro. 

- Persista em esperar de 3 a 5 minutos de choro para interferir da maneira descrita para os bebê até 12 semanas. 

- Use a voz em tom de sussurro com frases curtas para incentivá-lo a voltar a dormir como "boa noite", "volte a dormir". Sente-se ao lado do berço e passe as mãos pela grade, assim é menos provável que ele queira que você o tire de lá.



1º noite

Faça a rotina de sono e coloque o bebê no berço. O bebê pode ficar chateado, mas saia do quarto para que ele entenda qual é o objetivo. Se ele ainda estiver aborrecido, conte até trinta e entre no quarto. Utilize as ferramentas para acalmá-lo e saia do quarto novamente. Lembre-se que o bebê está alimentado e está cansado e terá todas as condições para descobrir como adormecer por si só.


2ª noite

Repita a mesma rotina, mas agora prolongue o tempo das intervenções de 3 a 5 minutos. Você deve perceber uma melhoria com relação à primeira noite.


3ª noite

Repita a rotina. Você perceberá melhorias bem claras entre essa e a próxima noite. Não desista!

Claro que aqui trouxe apenas traços gerais para que você saiba o que esperar e que vale a pena. Compre o livror para ver os exemplos e abordagem ótima e detalhada que a autora faz, além de dar diversas outras dicas para ter sucesso nesse período tão importante do bebê e da família. 


Desejo a você sucesso com o soninho do bebê!
Beijos!

Você deve gostar...

2 comentários

  1. Quantas coisas horríveis ... Sinceramente, bebês não são máquinas, são seres humanos, devemos ter um olhar mais humano com bebês. Um bebê com semanas de vida se acalmar sozinho? Um bebê que não faz ideia do que acontece ao redor dele vai se acalmar sozinho sem que tenha contato com essa experiência? Criação sem acolhimento nenhum... Limitar a comida do bebê, na fase mais importante de absorção de nutrientes... Pelamor hein?! Quanta asneira para se compartilhar

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Responderemos em breve.

Ideias Criativas